Entrevista Vovó Myriam

Vovó Myriam caiu como um anjo na minha vida, quando eu mais precisava. Descobri uma amiga, uma filha e vó exemplar. Uma querida preocupada com todos e sempre disposta a ajudar, a somar. Sorriso fácil, doce e companheira. Obrigada Vovó Myriam por ter pousado táo suavemente na minha vida…..

 

1. Qual a sensação de ser vovó?

A mais bela…

2. Há quanto tempo você é vovó?

Faz um ano que nasceu o primeiro neto, no dia 22 de dezembro de 2011.

3. Quantos netos você tem e qual a idade deles?

Tenho 1 neto com a idade de 1 ano, o Rafael e 1 neta que está à caminho (irmã do Rafael). A previsão de chegada é final de abril de 2012.

4. Eles vivem perto ou longe de você?

Perto, na mesma rua.  Nós morávamos em outro bairro. A mudança foi feita em grande parte por causa dos netos.

5. Qual a frequência que você os vê?

Quase diariamente, muitas vezes mais de uma vez por dia.

6. Quais atividades você faz com eles?

Rafael só tem 1 ano. Mas mesmo assim já brincamos bastante. Faço brincadeiras em alemão que minha avó materna fazia conosco. Conto estórias, Rafael gosta muito de ver as gravuras, folhar os livros. Brinco de Manos Papões, brincadeira que meu pai fazia conosco de caminhar segurando as duas mãozinhas da criança dizendo com ritmo: Manos papões fura-se o teto…, Brinco de lá vai o bichinho, vai pegar o nenezinho na qual os dedos vão em direção ao bebê e chegam fazendo cócegas. Brinco de esconder, de pegar (Rafael engatinhando), de ponte (passa embaixo das pernas), de jogar bola, de carrinhos. Rafael gosta muito de dançar. Então vovó canta ou coloca musicas para ele. A bisa materna que também mora na mesma quadra tem vários bichos que cantam e Rafael vibra quando ligamos. Como uma criança atual, Rafael é ligado na tecnologia, gosta de mexer nos celulares, controles remotos e já sabe ligar direitinho. Estas são algumas das atividades que faço com ele nesta fase. Mas está apenas começando, espero que ainda venham muitas outras que preencham várias páginas.

7. Qual a diferença em ser mamãe e ser vovó?

Ser vovó é ser mamãe duas vezes. É ser mãe com açúcar. Agora entendo estes ditados. A avó não tem a responsabilidade direta. Pode ser menos exigente, claro que tendo a cautela para não deseducar. É quase que só
curtição. Mesmo ajudando a cuidar, o tempo que a avó está com os netos é para eles.

8. O que você faz por seus netos que não fazia por seus filhos?

Ainda não sei.

9. O que você faz de especial para eles?

Este ano que passou foi de muitas mudanças, inclusive de residência. Ainda não me organizei totalmente, mas a suíte dos netos no novo apartamento está pronta, com brinquedos, armário, berço e livros infantis. Pretendo
desenvolver várias receitas para meus pequenos e ter sempre algo especial para oferecer além do espaço e do carinho, coisas de vó.

10. Qual a delícia que você faz e eles amam?

Por enquanto, tudo para o Rafael é uma delícia. Ele começou a tomar o café da manhã conosco na praia. Fica sentado na ponta da mesa saboreando o que for servido para ele e compartilhando este momento em família.

11. O que gostaria de fazer e não pode e por que?

Por enquanto, nada.

12. Quais suas recomendações para os futuros vovós?

Curtam os netos. Sejam doces. Transmitam a história da família, afeto, lembranças, tradições e principalmente os verdadeiros valores da vida.  Vivam este puro amor com intensidade.

13. O que você achou da idéia do site e o que espera dele?

Idéia ótima. Espero um lugar para troca de experiências das vovós, tanto da nutrição e gastronomia como de vida.

14. Deixe uma mensagem para seus netos

Dancem alegres as músicas da vida. Escolham ser felizes. Felicidade é uma opção. Problemas existem, a diferença está em como lidamos com eles. Cultivem as virtudes. Sejam pessoas íntegras. Tenham fé. Alimentem a espiritualidade. Sobretudo tenham amor a Deus, ao próximo e a tudo o que fizerem. O amor tudo pode. Deus e Nossa Senhora abençoem vocês.

 

 

 

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Denise disse:

    Myriam !!!!
    Se todas as avós fizessem a metade do que fazes e transmites em bons valores à nova geração, o mundo já ficaria beeeem melhor … Parabéns, que teus netos só te tragam felicidade.
    Espero que o site continue trazendo esta troca tão construtiva ao longo dos anos…para dar tempo de eu também ser avó….
    Parabéns a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *