Patagônia Argentina – Ushuaia e El Calafate

on

Agosto de 2018, comemorando meus 65 aninhos. Decidi que queria me dar este presente e comemorar muito. Eu e o amor da minha vida. Meu companheiro há 46 anos, com quem divido minha vida, minhas conquistas, nossos momentos felizes e os nem tanto. Tivemos 3 filhos dos quais nos orgulhamos muito e agora 3 netos lindinhos….

Bem, o inverno é minha estação preferida, principalmente com muita neve, uma cabana, lareira, chocolate quente e um bom vinho claro. E meu lindo topou! Ele não gosta muito de frio, mas sorriu e me fez feliz. As paisagens nos encheram os olhos e as experiências vividas foram muito além do imaginado. Simplesmente espetacular. Encantador, um sonho vivido com muito amor.

Da viagem

A viagem é chatinha. Quase 3 horas à Buenos Aires, espera de mais de 3 horas no aeroporto para pegar outro avião para Ushuaia com duração de voo de mais de 3 horas.  Em Buenos Aires o aeroporto é o Aeroparque, com poucas possibilidades de um almoço quentinho e saboroso.  Gosto muito de empanada mas não comi nenhuma gostosa. As tostadas sofrem com a falta de uma manteiguinha. Em tempo: façam o câmbio no aeroporto em Buenos Aires. É mais fácil. Nem todos os locais na Patagônia aceitam dólares ou reais. O que sobrou trocamos por vinhos argentinos no free shop da volta. O aeroporto de Ushuaia é pequeno e há uma passagem obrigatória para todas as malas e pertences  por um Raio X . Os mais de 100 passageiros ficam numa fila demorada e muito cansativa para quem está no fim da viagem e ansioso para chegar ao hotel e relaxar.

Dos passeios

Essa é uma viagem com muitas opções de passeios e aventuras.  A cidade é pequena, e ir com tudo acertado por uma Agência de Viagem  com  as mordomias de ter tudo pronto e organizado foi uma maravilha. A única preocupação diária era a de estarmos prontos nos horários determinados para sairmos do hotel.  Eu tinha pesquisado todos os passeios imperdíveis em diversos sites e sabíamos exatamente tudo o que queríamos conhecer e curtir. O que não tinha no programa da Agência foram incluídos por eles sem problemas. Obrigada CVC tudo foi perfeito em Ushuaia e El Calafate.

1. Ushuaia

Para quem não quer contratar uma Agência na sua cidade, pesquise bastante e compre sua passagem, acerte o hotel antecipadamente e já entre em contato com alguma agência de lá para acertar os passeios. Conhecemos duas muito boas que podemos indicar. Há taxis que fazem os passeios mas eu não me sentiria segura em fazer desta forma . Só para alguns lugares mais perto (que são poucos). Usem os dias inteiros para curtir a programação. A cidade é muito pequena com comércio ruim. Nem percam tempo. Mas a comida é excelente com muitas opções de bons restaurantes. A Estância onde se come um cordeiro patagônico delicioso ou o Volver para saborear frutos do mar e as famosas Centolas (caranguejos enormes). Há outros tantos  ótimos que nos foram indicados por amigos mas não os conhecemos. Muitos passeios incluíam uma refeição e algumas noites nos abstivemos de jantar. Ficamos somente 3 dias em Ushuaia mas achamos que faltou pelo menos mais 1 dia. Nosso hotel foi o Los Acebos. Adoramos. Café da manhã delícia, cama maravilhosa e atendimento excelente.

Passeios

Parque Nacional da Tierra del Fuego com visita à estação ferroviária do Fim do Mundo e um passeio de trem pelo antigo caminho que levava os prisioneiros (primeiros moradores) ao trabalho para cortar lenha e aquecer o presídio. E pelo que soubemos eles gostavam pois ficar nas celas geladas sem se mexer era muito pior. Fugas nem pensar. Ushuaia é uma ilha e as águas geladas que a circundam matam um ser humano em pouco tempo. Algumas pessoas nos disseram que era um passeio meio chato. Mas nós adoramos a paisagem e as histórias contadas ao longo do caminho. Pudemos ver também muitos cavalos selvagens. Lindo vê-los em liberdade. Depois fizemos um passeio de ônibus pelos lagos com vistas magníficas das montanhas de neve  ao fundo. Algumas paradas para fotos e uma caminhada interessante à Baía de Lapataia. Foi um dia enriquecedor.

Vale Tierra Mayor

Neste dia perfeito com muita neve caindo, fizemos um mini trekking  com a ajuda de raquetes nos pés, pelo caminho dos lenhadores (1 hora e meia) num lindo bosque. Chegamos à   um refúgio onde descansamos e tomamos um delicioso chocolate quente com torta de maçã. A volta foi feita em trenó puxado por huskies siberianos. Ficamos  chateados pelo tratamento não muito apropriado aos cachorros. Soubemos mais tarde que há uma outra empresa que faz este passeio com Huskies sisberianos bem tratados ( do Hugo Flores)

Canal de Beagle

Em um catamarã, fizemos este passeio por este histórico  Canal, conhecendo o Farol Les Eclaireurs, uma ilha habitada pelos lobos marinhos e a Ilha dos Pássaros.  Foi um passeio lindo e calmo.

Passeio de Helicóptero

Pela Heliushuaia, fizemos este passeio por entre as montanhas brancas da Cordilheira dos Andes até o Lago Esmeralda que por estar congelado não usufruimos da linda imagem de sua cor verde. Mas foi um passeio e tanto.

Cerro Castor

Como não esquiamos mais, foi um passeio que deixamos de fazer apesar de sabermos ser uma linda estação de esqui. Nos recomendaram almoçar no Restaurante Morada del Aquila na base do Cerro Castor e comer o melhor Cordero Fueguino. Ficará para uma próxima vez.

Soubemos que muitos que vão à Ushuaia não vão à El Calafate. Garantimos que vale a pena. Não percam esta oportunidade.

2 . El Calafate

Bem menor que Ushuaia, tem uma rua principal mais bonitinha e que nos permite comprar uma lembranças da Patagônia como produtos (cremes, geléias) feitos de Calafate (uma frutinha que dá na estepe patagônica). Há sorveterias e uma confeitaria maravilhosa . Ficamos 2 dias e meio nesta cidade e foi o suficiente. Hotel que ficamos foi o Mirador do Lago. Muito bom.

Perito Moreno

Impossível não ficar extasiado com a majestosa presença deste Glaciar. Que coisa linda. Uma estrutura impecável para caminhar até bem perto e tirar lindas fotos. Vale um pensamento ao Divino e agradecer por este mundo maravilhoso em que vivemos. Depois da caminhada fizemos um passeio de barco para ver ainda mais de perto e ver também alguns icebergs. Pela nossa idade (acima de 65 anos) não fomos aceitos no trekking pelo glaciar. Façam se puderem . Fizemos há uns anos atrás no Alasca e valeu a pena.

Experiência Nativa

Passeio de 4X4 pela costa do lago Argentino, com um enfoque antropológico. Uma caminhada pelas cavernas para ver desenhos rupestres , marcas deixadas há milhares de anos nas rochas. Um almoço delicioso numa caverna foi o ápice e o final de nossa viagem à Patagônia Argentina.

Todos estes passeios foram feitos  de acordo com o possível no inverno. Em outras estações muitas atividades mudam. Claro que o cenário também muda em alguns lugares. Muitas outras experiências fantásticas são programadas para o verão. Nossos filhos foram no verão e adoraram. Dizem ser até mais belo. Por outro lado no verão tem muito vento. O que dá uma sensação térmica de inverno. Agora no inverno não há ventos então uma roupa quente é o suficiente. Não tiritamos de frio. Nem usamos luvas! Só os bolsos (rsrsrs)

Roupas que usamos (para temperatura -5 à 5 deste período sem vento)

• blusa térmica e leve por baixo, blusa de lã e o casaco próprio para neve
  • calça térmica por baixo do jeans ou calça para a neve (com fleece por dentro)
  • meias de lã e bota de neve
  • cachecol, touca de lã e chapéu do casaco
  • luva levamos mas não usamos (para bater fotos era um problema e não estava tãooooooo frio)

Agências que conhecemos nas duas cidades:

• Rumbo Sur
  • Criollos

Atualizarei mais pra frente com os restaurantes que nos indicaram mas que não fomos

Boa viagem meus amigos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *