Quiltando em casa – Dicas

Ontem uma vovó ficou em dúvida se era possível quiltar a colcha de retalhos em casa, em uma máquina de costura doméstica. Mas sou do tempo que quando queríamos um trabalho a gente se virava, criava artifícios, usava o cérebro e encarava.  Lembra Vovó Cleusa? Quantos trabalhos fizemos juntas! Não havia opções nem máquinas industriais à nossa disposição. Comprava-se pronta nas lojas ou fazíamos em casa. A segunda opção sempre foi minha predileta. Quando fiz a faculdade de Gastronomia um professor falou ser impossível colocar licor puro dentro de um bombom. Mal sabia ele que eu já fazia isso há mais de 20 anos. Deliciosos. Quando decidi fazer ninguém me disse que seria impossível e conseguimos né Tia Sandra??

Como já contei há um tempo atrás, criamos, eu e Vovó Cleusa, uma colcha de retalhos intercalando fotos da família para levar de presente para minha filha Grazi que morava far far away. Ficou linda! Agora com a Giulia também far far away, resolvi fazer uma pra ela também e levar no Natal. Já está quase pronta e venci a etapa do quilting tão discutido com paciência e determinação. A grande diferença em fazer deste modo é que a colcha fica mais macia. Boa pra se enrolar e chamegar. Seguem algumas dicas:

– Começe com a primeira fileira, pulando as pontas que deverão ser acertadas no final.

– Coloque a máquina em um local com espaço do lado esquerdo e pra frente dos dois lados para que a colcha possa ter apoio e não ficar pesando enquanto a máquina costura. Se não tiver coloque umas cadeiras. Do lado direito para a colcha não embolar vá formando um rolo e empurrando com a mão direita.

– Costure um pouco,  enrole e empurre. Não é difícil não. Só precisa paciência mesmo. Sem pressa. Coloque uma música gostosa e vá em frente.

– Faça as costuras até o centro da colcha depois vire a mesma e comece do centro pra lateral.

Quem se interessar ou tiver dúvidas  pode me escrever que darei mais dicas. Estou realizada, mais um trabalho que me deu muito prazer e uma alegria enorme. Agora vou para o acabamento que é mais fácil. Vovó Vera e Vovó Tereza estão comigo nesta empreitada fazendo suas próprias colchas.

Beijos a todas as vovós criativas e que lutam pelo que querem.

Vovó Rita

2 comentários Adicione o seu

  1. Vera disse:

    Querida Rita
    Ficou linda a sua colcha.
    Parabéns pela determinação !
    Fácil não é, mas como você mesma disse…
    Não é impossível!
    Obrigada por nos ensinar tanto
    Beijos
    Vera

    1. Rita disse:

      volta logo amiga! Agora acabaremos a tua!! beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *