Entrevista Vovó Ingrid

Ingrid é uma vovó que tive a felicidade de conhecer pelo facebook e acompanhar todas as suas atividades e carinho pela sua netinha Alice. É encantador ver toda a sua movimentação e amor por ela. Parabéns Vovó Ingrid e muito obrigada por sua entrevista. Continue sempre mandando suas estórias com ela…

1. Qual a sensação de ser vovó?

A sensação de uma renovação de vida.

2. Há quanto tempo você é vovó?

Há oito meses e quinze dias.

3. Quantos netos você tem e qual a idade deles?

Só a minha princesa Alice de 8 meses e 15 dias.

4. Ela vive perto ou longe de você?

Como a cidade não é tão grande assim pode-se dizer que moram perto.

5. Qual a frequência que você a vê?

Um dia sim e um não, quando ficam dois dias já é angustiante.

6. Quais atividades você faz com a Alice?

Nessa fase da idade dela a atividade é no chão mesmo….engatinha por tudo, mas o pior é o frio que já está por aqui…..então é em tapetes com cobertinhas para isolar mais um pouco o frio do chão, mas não adianta muito não, o jeito é encarar o frio e curtir cada momento com ela pelo chão, rolando, engatinhando, ou deixando ela nos escalar….é muito gratificante engatinhar com ela, brincar de esconder, ….volta-se a ser criança…

7. Vovó Ingrid, para você qual a diferença em ser mamãe e ser vovó?

Ser mãe e ser avó são duas experiências únicas e distintas uma da outra. Aquele  amor de mãe que desabrocha na gente ao dar a luz ao filho é de uma pureza ímpar,  por vezes cheio de inseguranças mas também cheio de expectativas, cheio de anseios, conquistas e realizações, mas o amor de vó quando o olhar cai sobre aquela pessoinha que está ali t olhando como que dizendo cheguei….me ajuda a encarar esse mundo…..é o mesmo daquele amor de mãe, mas só destilado, um amor de experiencias, maduro, seguro, é um amor que te faz sentir tão forte quanto se foi quando mãe,  um amor que te faz sentir segura  para pegar naquela mãozinha e ajudar a conduzir pela vida. É um amor sem medida, que como sempre digo a todo mundo, parece não caber dentro do nosso corpo, parece por vezes nos sufocar.

 8. O que você faz pela Alice que não fazia por seus filhos?

O fato de brincar mais, porque com os filhos, em começo de vida tudo era mais difícil,  ainda bem que podia contar com a minha mãe, porque eu deixava eles com ela pela manhã cedinho, dormindo e os pegava só a noite. Foi assim com o mais velho, que ficou nessa rotina diária até pelos 4 aninhos,  e depois ficou  com o pai que trabalhava em casa. Quanto ele tinha 7 anos veio a maninha, daí ia só ela para a casa da avó. E ao chegar em casa a noite era sempre toda função de preparar a rotina já para o outro dia, era a hora de rever o dia de aula que ele havia tido, enquanto que a mais nova então bebe, o pai é quem tomava mais conta e brincava mais por estar mais disponivel naquele horário para ela até que daí por fim quando quando tudo se acomodava, e que eu poderia ter algum tempinho disponíovel para brincar com eles,  já estava na hora de dormir, então  só me restav curtir e zelar o soninho deles, para no outro dia começar tudo de novo. Não se via o tempo passar…..quando tinha só o mais velho, era a inexperiência por vezes de se organizar de uma tal forma de ajeitar tudo rapidinho para que sobrasse um tempinho para brincar com ele, que eu não conseguia sempre. Tanto que em um dia, que me marcou pra sempre, foi o fato de ao chegar na casa de minha mãe para buscá-lo, o meu pai estava com ele em pé, no chão, seguro pelas mãozinhas, e só me disse….”fica aí” e o largou, e ele veio e minha direção, caminhando, com os bracinhos abertos e se equilibrando, nos seus 10 meses…..Foi uma emoção tão grande que vou levar para sempre comigo, e ao mesm naquela hora senti uma pontinha de tristeza por não ter participado com ele daquele momento tão especial…..ele estava alí pronto.

9. O que você faz de especial para ela?

AMAR e AMAR da maneira mais intensa possível, para me desafogar um pouco de tanto amor.

 10. Qual a delícia que você faz e ela ama?

Como ela ainda é bebe, ainda não tem nenhuma delícia em especial, só que aqui em casa tem o kit da vó, que tem papinhas, mamadeiras, sobremesinhas, brinquedinhos e tudo o que ela pode precisar….

 11. O que gostaria de fazer e não pode e por que?

Gostaria de poder estar com ela sempre e cuidar dela, assim como minha mãe cuidou dos meus, mas tenho a plena consciência de que como os tempos são outros, o trabalho está sempre na frente para podermos proporcionar a eles um dia a dia um pouco melhor e também porque, sei que para o bom desenvolvimento social e intelectual dela, interagindo com outras crianças, com certeza fará dela uma criança ativa, independente e segura de si, pronta para qualquer coisa no dia a dia da vidinha dela. Este maior desejo de ficar com ela, se deu no dia em que resolvi visitar a escolinha da Alice de surpresa, só para ver como ela estava, achando que eu iria adorar vê-la brincando com os outros bebes, mas foi tão traumático para mim, que jurei nunca mais ir visitar de surpresa, só se for para buscá-la. A cena de vê-la sentadinha no chão, abraçadinha a um brinquedinho se sacudindo par frente e para trás como se estive ninando aquele brinquedinho e aos prantos e soluços, foi demais para mim. Ela estava bem cuidada sim, sem dúvida alguma, só que estava na hora do soninho dela e eu sabia disso. Ela não me viu, dei para trás já chorando também e com uma vontade quase incontrolável de arrancar ela dali, abraçá-la, amá-la e faze-la então dormir cantando para ela a música da Borboletinha que tanto ela adora que eu cante. Saí apressada dalí e ela então havia parado de chorar, mas aquela cena não vai me sair da cabeça.

12. Quais suas recomendações para os futuros vovós?

Nenhuma recomendação em especial, porque é como eu digo para as minhas amigas que ainda não são avós……só no momento de ser avó é que se sabe e se tem a visão correta do que é…..não é a questão da idade, de estar mais velha, longe disso….eu me acho muito mais rejuvenecida interiormente e com as baterias totalmente recarregadas do qu nunca….e nada melhor do que depois de um dia em que nem tudo tenha transcorrido tão bem, poder olhar para nosso anjinho e receber dele aquele sorriso de lavar e purificar a alma e espírito. Por isso só tenho a dizer aos avós AMEM COMO JAMAIS POSSAM TER IMAGINADO AMAR ALGUÉM…..JUNTEM TODOS OS RESQUICIOS E SEMENTES DE AMO QUE TENHAM FICADO PARA TRAS E LANCEM SOBRE A NOVA PLANTINHA DA CASA, CULTIVEM E REGUEM A CADA DIA COM MAIS E MAIS AMOR PARA QUE  PLANTINHA CRESÇA FORTE, SADIA E FRONDOSA, PARA QUE ELA POSSA ESPALHAR AO SEU REDOR TODO O AMOR, ALEGRIA E CARINHO QUE VOCES LANÇARAM SOBRE ELA DESDE PEQUENA. Conquistar nossos netos não acontece com o que damos a eles, e sim com o que somos para eles.

 13.O que você achou da idéia do site e o que espera dele?

Achei ótimo……sempre dizia eu, que gostaria de contar a todo mundo o que eu sentia como avó, e eis que surgiu a oportunidade, de contar e compartilhar todo e qualque momento mágico vivido, mesmo que para alguns não tenha tanta importância,  mas para quem passa sabe muito bem do que se passa e o que se sente. Por isso que digo só sendo avó,  sentindo e amando cada minutinho dessa fase da vida para saber…..

 14. Deixe uma mensagem para Alice ..

Sonhe com a lua e as estrelas para que possas chegar o mais alto possível, tendo sempre a força da dignidade para ultrapassar perdas e frustrações na vida. Ame sempre, em primeiro lugar a si mesmo, e cultive e espalhe esse amor a todos que passarem por tua vida, porque sem amor a vida se torna um rio sem nascente, ummar sem ondas, um história sem aventura. AME E SEJA FELIZ.

1 comentário Adicione o seu

  1. Alaide Borille disse:

    Parabens, Ingrid, pela bela entrevista que deste e por todo amor que percebemos, transborda de teu coraçao. Um beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *