Vovó Cleusa – relato 2

on

Vovó Cleusa morou sempre perto dos avós maternos, mas o contato também era de respeito e distância. Não havia muito carinho nem liberdade. “Não me lembro de nenhuma vez ter ficado no colo deles, ou ter recebido atenção especial” .  Naquela época era obrigação ir na casa deles todos os dias, quando moravam assim próximos claro, para pedir a benção . As vezes a gente ganhava uma balinha ou “um pila” …. Seus avós paternos moravam na cidade vizinha e ” quando eles vinham nos visitar era uma festa, uma alegria . Quando íamos na casa deles, vovô todo orgulhoso gostava de me mostrar para os vizinhos ” Olhem minha neta” dizia ele … “

O que aconteceu anos atrás é comum em todas famílias que tenho ouvido. Avós as vezes um pouco mais afetivos mas sempre com reservas e respeito. Não participavam da vida dos netos nem tão pouco ajudavam em sua criação. Nunca os netos dormiam  em suas casas para os pais sairem nem tão pouco para curtir. Nas visitas eram relatados apenas assuntos superficiais, sentados nas salas como visitas e “se comportando”.  E hoje hein? Quanta diferença….

Hoje participamos ativamente de suas vidas, ajudamos, acolhemos, assumimos muitas vezes as funções de motorista, babás etc.  Tudo isso contribui para que tenhamos uma vida mais útil e tenhamos muito mais alegrias. Mas, por outro lado às vezes temos “aquela canseira” e precisamos nos recompor. Justo…. Não podemos esquecer de nossas próprias vidas, de atividades que poderíamos assumir para nossa própria satisfação e lazer. De qualquer forma, netos como seres envolventes e carentes, temos somente por uma fase. Eles acabam crescendo, se afastando quando se tornam mais independentes e as vovós que esqueceram de suas próprias vidas se sentem abandonados e infelizes. Portanto vovós!!! Aproveitem muito mas não esqueçam de terem momentos diários dedicados à sua saúde física e mental!! Façam algum curso, uma atividade física regular, escutem música e não deixem de passear e viajar com as amigas ou seu companheiro. Isso será seu esteio, seu ponto de apoio quando tudo isso passar. E viva nossos netinhos lindos e abençoados!!!

Vovó Rita

Vovó Rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *