AS VOVÓS COMO CO RESPONSÁVEIS PELA ALIMENTAÇÃO INFANTIL

Tendo terminado de escrever meu segundo livro  continuação do primeiro sobre Papinhas, acordei hoje  pensando em como as vovós podem ajudar a melhorar a alimentação dos seus netinhos. Dados assustadores nos mostram a quantidade de problemas e doenças que as crianças vem enfrentando atualmente. Problemas com alimentação, aliados a falta de exercício físico e o uso excessivo do computador.  É assustador ver tantas crianças obesas e saber de tantos casos de colesterol elevado etc etc. Crianças que ainda tão pequenas, tem que enfrentar o que então era somente problemas de adultos: excesso de peso e pressão alta. E lá se vão eles , por ordem médica e não por prazer, para atividades esportivas e para uma dieta rígida. Chegará a hora em que veremos uma academia infantil em cada esquina? Vejo programas na televisão que falam sobre o assunto, mostram programas em escolas e como fazer etc e tal. Quantos anos vamos levar para que o assunto volte para a base, para as crianças de 0 a 3 anos??? É aí que começamos a ensinar e a formar o paladar e a base para a saúde futura. É nesta idade que damos as ferramentas seguras para que a criança crie hábitos saudáveis, aprenda a gostar do que realmente vai fazê-la mais forte, mais bonita e por consequência mais feliz.   E se assim o fizermos, não teremos tanta tristeza e reparos mais tarde. Crescerão mais saudáveis e terão uma vida verdadeiramente de criança com muito mais alegrias e menos privações.

E onde nós, vovós, entramos nesta história? Bem, hoje temos uma relação muito maior com a vida de nossos filhos casados. Participamos ativamente e cada vez mais das atividades de nossos netinhos em decorrência da vida moderna onde pais e mães trabalham.  Os socorremos no levar e buscar à escola, fazendo companhia à eles e ficando com eles cada vez mais. E muito mais que antigamente. São nestes momentos, que podemos introduzir uma coisinha ali e aqui, dar um palpitezinho à babá, dar umas receitinhas a secretária doméstica, comprar umas coisinhas gostosas (saudáveis hein vovó!), etc etc. E muitas vezes brigar mesmo por mudanças de hábitos!! É uma briga que vale a pena, nem a pior das noras falará mal da vovó neste caso. Quem ama é responsável. Além do quartinho bonito e decorado, das roupinhas e sapatinhos lindos, o que oferecemos à criança de boquinha aberta e com fome deve ter igual qualidade. A criança está totalmente indefesa.  Já pensaram na responsabilidade deste ato?

 Façamos a nossa parte hoje queridas vovós, e mais tarde poderemos sem peso e culpa fazer aquele quitute gostoso para horas especiais.

Vovó Rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *