Dez passos da alimentação saudável para crianças menores de dois anos – SUS

Cada vez que vejo uma barbaridade como uma criança tomando refrigerante numa mamadeira me dá arrepios e fico me perguntando por que isso não é considerado crime. O ato de colocar na boca da criança para que ela ingira, substâncias nocivas à sua saúde é uma violência. Ela está sendo enganada e envenenada pela mão dos próprios pais.  Hoje em dia temos todas as informações possíveis a nossa disposição sobre os malefícios de determinados alimentos. Não há desculpa possível para tal comportamento. Enquanto nossas crianças não possuem a capacidade para escolher por si próprios o alimento que irá ingerir, nós somos os responsáveis máximos por isso, e formá-los saudáveis ou com doenças sérias só depende de nós.

Assisti ao vídeo Dez Passos da Alimentação Saudável Para Crianças Menores de Dois Anos, produzido e divulgado pelo Ministério da Saúde, e resolvi divulgá-lo pelo site, para que nós vovós ajudemos nesta vigília constante em prol de nossos netos, dando-lhes mais oportunidade para se tornarem adultos saudáveis. Tão logo eu consiga, colocarei seu link para que todos possam assistí-lo por completo. Por hora, repasso os pontos principais do mesmo.

1. Aleitamento materno exclusivo até 6 meses de idade

2. A introdução de outros alimentos após 6 meses deve ser de forma gradual.

3. Dar alimentos complementares 3 vezes ao dia, respeitando o desenvolvimento gástrico e a mastigação. Observar os grupos alimentares: Cereais e Tubérculos, CArne e Ovos, Proteínas, Grãos e Legumes e Vegetais (vitaminas e minerais).

4. Respeitar o apetite da criança, sem horários rígidos mas observando pelo menos o intervalo de 2 horas entre as refeições.

5. Oferecer papinha espessa com a colher e ir modificando aos poucos a consistência, amassando com o garfo. Não misturar muitos sabores para que a criança possa identificar o alimento e apreciá-lo.

6. Oferecer alimentos diferentes durante o dia. Sempre colorido e variado.

7. Estimular a criança a comer frutas, legumes e verduras todos os dias. Utilizar as da estação, mais ricas e saborosas.

8. Evitar os alimentos como o açúcar, café, refrigerante, salgadinhos e industrializados.

9. Cuidar da higiene dos alimentos e utensílios, no preparo e armazenamento.

10. Estimular a alimentação de doentes e convalescentes, oferecendo os mais aceitáveis.

Regras simples, sem dificuldade nenhuma de colocar em prática.

Amém!!!

Vovó Rita

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Vera disse:

    Muito bom vovó Rita,
    Esta na hora de todos prestarem mais atenção na alimentação das nossas crianças!
    Vovó Vera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *