Ponte Hercílio Luz – Florianópolis

A Ponte Hercílio Luz, projetada e construída na época do governo de Hercílio Luz, é uma das maiores pontes pênseis do mundo. Sua construção começou em 1922 e foi inaugurada em 1926 numa tarde chuvosa, dois anos depois de sua morte.  Tem um comprimento de quase 820 metros, com uma estrutura em aço com 5.000 toneladas. Seus engenheiros são os norte americanos Robinson e Steinmann, e todo o material foi trazido dos Estados Unidos.

Antes da construção da Ponte, os habitantes faziam a travessia de balsa e pelos relatos era um sofrimento pois nem cobertura tinha. Sua construção também serviu para consolidar a ilha como capital de Santa Catarina. Naquela época isto era contestado e alguns grupos queriam a capital em Lages. As dificuldades financeiras também foram grandes e ela custou praticamente o dobro do orçamento do Estado à época.

Bem, a Ponte envelheceu, não houve uma manutenção adequada e em 1982 ela foi fechada pois já se falava no risco de desabamento. Desde então ela serve somente de cartão postal da cidade. Seu mirante proporciona uma das mais belas vistas do centro da cidade e é ponto disputado pelos fotógrafos. Quando fez 71 anos, a ponte Hercílio Luz foi tombada como patrimônio histórico e artístico.

As vovós que participarão da Confraria farão uma visita ao Belvedere e poderão tirar lindas fotos…

Beijinhos à todos

Vovó Rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *