A importância dos avós na separação dos filhos…

on

Foi um relato muito emocionante do silencioso desespero dos avós ao verem o filho se separar de sua mulher após poucos anos de casamento e um filho pequeno. Era o primeiro neto e pensavam no que fazer para não perder o contato com este serzinho precioso que amavam tanto. Também gostavam muito da moça e da família dela. Sábios e amorosos, decidiram não tomar partido e dar todo o apoio para ela e ao neto para que nenhum desagrado os afastasse dele. O pai decidiu morar no exterior e foi embora. Os avós mais uma vez ficaram apavorados, mas,   comprometidos como estavam em manter a proximidade, cultivaram muito a amizade, procuraram estar sempre por  perto e ajudar, para que não se perdesse  o vínculo afetivo.  O netinho cresceu embalado pelo carinho dos avós como qualquer criança. O envolvimento e carinho dos avós deu  segurança para a mãe, que até em algumas ocasiões lhes concedeu licença  para que pudessem levar a criança para ver o pai tão longe. Provavelmente apreensiva mas confiante e agradecida pelo relacionamento cultivado.

Fiquei impressionada com o comprometimento dos avós em desde o início manter este tipo de relacionamento com a mãe e o neto. Muitos avós com a separação dos filhos acabam se afastando dos netos e sofrem em dobro. Muitos ficam com medo de rejeição, outros somam rancores que se sobrepõe ao vínculo maior que é o amor e a convivência harmoniosa com os netos. Estes avós decidiram lutar para que isso não acontecesse e não tiveram medo de se mostrar, ajudar e dar afeto. Parabéns vovós!! Vocês receberam como prêmio o carinho inabalável do neto que hoje é um homem e lhes respeita tanto. Um belo exemplo…

 

3 comentários Adicione o seu

  1. cleusa disse:

    Maravilha, como eles souberam trabalhar com a separação do filho

  2. Alaide Borille disse:

    Esses são os novos avós. Com os novos modelos de família, onde casais moram separados, recasamentos, os avós tbm assumiram novos papeis. Muitas vezes papeis de segundos pais, levando na escola, buscando, participando da educação e até mesmo do sustento. No momento da separação muitas vezes eles abraçam novas responsabilidades. Transformam-se na Rede de Apoio” mais confiante dos filhos, noras ou genros. Afinal, quem mais confiável para cuidar de nossos filhos que nossas próprias maes, que tão bem nos cuidaram? Numa separação , muitas vezes a falta de condições financeiras, exige tal situação. Sabemos tbm que em alguns casos , muitos netos escolhem ir morar com seus avós, pois há incompatibilidade com os padrastos ou filhos dos mesmos. Esses avós assumem então , desde a educação até o financeiro…Isso da-se também pelo fato dos avós , hoje, serem mais novos, mais saudáveis reunindo melhores condições para tal. Sem falarmos no conforto psicológico que eh para uma criança ou um jovem, estar com os avós, bem como para os pais receberem essa ajuda. Isso os fazem sentire-se amados e diminui algum prejuízo gerado pela separação.
    O assunto eh empolgante e vemos todos os dias situações semelhantes, trazendo mais felicidade para todos.

    Alaide Borille

    Alaide Borille

    1. Rita disse:

      É verdade. Vovô e Vovó são acalanto, segurança, carinho, amor em sua mais rica e singela concepção. Não fujamos disso, nem nos difíceis nem nos bons momentos. Afinal o amor nos move e nos torna a todos felizes!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *