Que combustível damos para nossos bebês???

Desde que comecei a escrever o livro Vovó Socorro!!! venho me preocupando e notando que muitas mamães vem tendo problemas com a alimentação de seus bebês. Muitas querem fazer bem feito e não conseguem, outras nem tentam, umas se preocupam e pagam para outros fazerem e outras nem se preocupam. Umas chegam a dizer ” Já estou dando de tudo, ele tem que se acostumar bem cedo a comer de tudo fica mais fácil ” Escutei esta frase de 2 mães de filhos menores de 9 meses em 1 semana  e fiquei horrorizada. Indo para Salvador na semana passada sentei do lado de uma mãe com uma criança de 7 meses que beliscava biscoito e comia um potinho de doce industrializado para crianças maiores. Eu espantada e angustiada perguntei “Ela já come isso?” E ela também respondeu “Sim, há tempos e está comendo quase tudo, ela é ótima!” Esta criança linda e arrumada por fora, com laço na cabeça, roupa de “marca” cor de rosa, bota e pulseira de ouro, embrulhada impecavelmente para viagem estava envelhecendo por dentro antes de amadurecer e ficar forte e saudável!!! Em um dos eventos que participei, fui questionada a aconcelhar um casal com problemas com o bebê de 8 meses com cólicas que não passavam. Bem, este bebê comia diariamente no almoço e jantar uma sopa reforçada (“pra ele ficar forte” dizia ela) que continha toda a sorte de ingredientes possíveis e beeeemmmm temperada. Socorro Vovó!!! Onde você está??? Esta criança toma Lizador para dormir…..

Precisamos pensar nisso com urgência e agir, avaliar a qualidade do que colocamos na boca destes seres lindos e indefesos, que dizemos que tanto amamos e para quem damos tudo de bom e do melhor que podemos. Não podemos somente decorar lindamente seus quartinhos, fazer enxoval maravilhoso, fazer festa desde a maternidade, colocar roupinhas lindas e laçarotes. Precisamos fazer o mesmo por eles internamente, por seus corpinhos para que cresçam saudáveis e fortes. Para que não se tornem no futuro (às vezes tão próximo) crianças e adultos obesos, doentes e com problemas de todos os tipos. Nós realmente nos tornamos aquilo que comemos. O que comemos é nosso combustível, que se não for de qualidade nos corrói. Socorro profissionais da área!!!

Nós somos totalmente responsáveis por tudo o que eles estão ingerindo!! Fazemos isso com nossas próprias mãos!! Vovós queridas, nos ajudem a melhorar este quadro. Somos hoje vovós mais do que conscientes e participativas. Ajudemos bravamente nossos netinhos, nossa fonte inesgotável de prazer e amor…..

Vovó Rita

6 comentários Adicione o seu

  1. Gustavo disse:

    Excelente este post. Parabéns e continue assim. Beijo gugu.

  2. Renata disse:

    Muito bom mesmo este post. Desço todos os dias com o Gabriel no parquinho e fico horrorizada com o tanto de besteiras que as crianças comem, nunca vejo uma frutinha fresca, uma água de coco, é sempre achocolatado, bolachas recheadas, sucos industrializados… vamos todos cuidar da alimentação dos nossos pequenos!!!
    Beijos.
    Renata

  3. Claudia Monaco disse:

    É muito sério este assunto, somos o que comemos. Sou professora e vejo no colégio, na hora do lanche crianças já maiores muito habituadas a comerem salgadinho e a tomarem refrigerante, consequentemente mais gordinhas. Se desde pequenos os pais habituam as crianças a uma alimentação mais saudável, o que chamamos de “besteiras” ficam menos atraentes, ou como sempre fiz com a minha filha, eu espero ela pedir para comprar bem de vez em quando um salgadinho, por exemplo, mas nunca parte de mim comprar e dar sem que ela peça. Isto se tornou raro porque desde criança procurei selecionar o que ela come.

  4. Giulia disse:

    Realmente, é um absurdo. E ainda vemos muitos pais de crianças mais “gordinhas” darem suco de caixinha (ou pior, em pó) diet, achando que estão fazendo bem. Desde quando produtos industrializados com adoçantes artificiais são saudáveis? E o raio da coca zero então? Um absurdo a quantidade de crianças consumindo essas porcarias “de adulto”! Seria muito melhor tomar coca normal de vez em quando, numa festinha que seja, para matar aquela vontade da criança, do que todos os dias um copão de coca zero! Certo?

  5. cleusa disse:

    Muito bom, realmente hoje as mamães não tem noção do que é uma boa alimentação pra seus bebes, já vi criança que só toma água com gaz, e a mãe disse: culpa é minha eu que ensinei.
    Parabens por abraçar esta causa minha amiga.

  6. Vera disse:

    Querida amiga,
    Seu relato esta ótimo, e muito pertinente!
    Realmente precisamos cuidar melhor da alimentação destes nossos tesouros! A educação alimentar precisa ser vista com mais cuidado, hoje sabemos o quanto é importante uma boa alimentação para um futuro saudável, dos nossos bebes!
    Parabéns pelo seu trabalho e por estar ajudando a tantas mamães a cuidarem melhor da alimentação dos seus filhinhos.

    Parabéns querida amiga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *