Comprei um aipim esta semana que estava se desmanchando com pouco tempo de fogo. Escorri e provei. Estava tão delicioso que logo veio a memória um pão cheiroso que comia na infância. Me animei e fui fazer um teste. Segue a receita que deu super certo e ficou macio e super saboroso.
Ingredientes:
2 colheres das de sopa de manteiga
2 ovos
1 colher das de sobremesa de sal
1 colher das de sobremesa de açúcar
1 copo bem cheio de leite morno
2 pires de aipim cozido e amassado
4 copos (coloque 3 inicialmente) de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento biológico seco
Modo de preparo:
– Coloque os ingredientes secos em uma bacia e no centro os demais ingredientes
– Com a mão, vá mexendo nos ingredientes úmidos para misturá-los bem e vá aglutinando a farinha e fermento
– Siga misturando e depois já fora da bacia, comece a sovar até a massa ficar homogênea e macia.
– Coloque o quarto copo de trigo aos poucos até que a massa desgrude das mãos. Ao primeiro sinal que está desgrudando fique atento e só coloque mais se necessário senão a massa fica dura.
– Devolva a massa para a bacia pulverizada com trigo para crescer. Tape com um pano e deixe descansar por pelo menos 1 hora.
– Com as mãos untadas depois que descansou, divida a massa em duas e coloque em formas de bolo inglês também untadas com manteiga. Ajeite para que fique como se fosse um rolo
– Descanse novamente tapado com um pano em local quentinho por pelo menos 1 hora e meia, ou até que esteja com volume dobrado.
– Asse em forno pré aquecido por uns 40 minutos (forno 180°) ou até que comece a ficar dourado.
– Retire da forma ainda quente e deixe esfriar por uns 20 minutos antes de fatiar e comer com aquela manteiga gostosa. Ou, como gostamos no sul, com nata e geléia. Hummmm …. demais de bom.