A tradição das festinhas em casa

Dias atrás compartilhei um texto sobre a saga das festinhas em buffet, uma loucura de opções e atividades. Neste contexto, como alguns entenderam, o importante seria o fator econômico; que não é o que o cerne da questão neste caso. Cada um dispõe do seu dinheiro como quer e como bem entende. E sempre haverá público  para tal. Uns por praticidade, outros por conveniência, outros por falta de opção mesmo. Ou tudo ou nada.

O que estava em questão no texto, era a alegria de compartilharmos a data somente com pessoas que realmente são íntimas e frequentam sua casa, participam de sua vida. Festinhas alegres, sem frescuras e à vontade. Festinha onde o antes era tão legal quanto o dia. Tias e primas se reuniam para ajudar nos enfeites e na produção dos doces. Lembro muito bem da casa da vó cheia de gente e alegre nas vésperas de qualquer festa. Quando não participávamos dos preparos, ficávamos sonhando com o encontro com os primos e bolando o que iríamos fazer e como nos divertir. As crianças não se assustavam com tantos desconhecidos, com barulho nem atividades mirabolantes. E se sentiam bem mais paparicados, tranquilos e alegres.

Fora todas estas questões e para quem ama ir pra cozinha, qualquer desculpa é motivo pra festa. Meu caso. Apesar da idade já me prejudicar um pouco, adoro fazer tudo para as festinhas. Pouco ou muito, com ajuda ou sem ajuda. Foi assim por toda a minha vida. Mesmo trabalhando fazia todos os enfeites e doces. E posso dizer que tive a felicidade de ter umas amigas que na época dos filhos pequenos  sempre foram parceiras pra tudo. Tia Cleusa, tia Alaíde, tia Sandra…. Saudade de vocês para estas empreitadas. Hoje fico mais isolada nesta cidade grande, onde só os grandes eventos são compartilhados.

Mas é assim mesmo não? Com os filhos e netos e uma vida atribulada,  nos voltamos mais para este núcleo e com eles fazemos tudo. Não fazemos das festas grandes eventos. E fazemos tudo em casa. Curtindo, produzindo o que saboreamos. Preservando hábitos saudáveis e escolha de bons ingredientes. Sem exageros. Há tantos recursos e facilidades. Estamos  há dias planejando delícias e nos preparando para o batizado no nosso Guilherme neste domingo. No próximo sábado será o aniversário da Isabela e será tudo como ela quer. As guloseimas e as brincadeiras. Com todos os que participam de sua vida e a amam. E algumas pessoas falam: Estás maluca? E para todos eu respondo: Não! Sou feliz e plenamente realizada. Me sinto útil e orgulhosa. Nem pensei na roupa do dia ou no cabelereiro. Isso pra mim é secundário. No dia me ajeito. Cada um do seu jeito. Sem sonzeira, doideira nem ostentação. Simplesmente felizes…

Beijos

A foto são dos pirulitos de gengibre e mel feitos por mim e pela Renata que curtiu esta fase comigo. Obrigada Re!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *