Como estou conseguindo perder peso saudavelmente

 

Cada um se dá bem com um tipo de dieta. Eu não acredito em dieta com alimentos que você não está acostumado e não tem em sua geladeira. Você acaba fazendo por um tempo e depois, desesperado, volta aos antigos hábitos. Por isso minha dieta é baseada no que eu gosto de comer, o que eu tenho normalmente em minha geladeira, introduzindo alguns elementos naturais que eu provando gostei e estou procurando manter em meu cardápio diário. O que eu tirei radicalmente foram os doces (que como somente em casos de festas quando a vontade aperta)  os refrigerantes e alimentos processados. Sucos eu já não tinha o hábito de tomar. Os demais ingredientes passei a comer alguns menos e outros mais. Mudei a maneira de cozinhá-los algumas vezes. Passei a fazer e desenvolver ótimos pratos assados, incrementar saladas, e utilizar molhos diferentes feitos em casa. Não gosto muito de grelhados. Evito o máximo possível. No mais, seguem algumas dicas:

 

– Comer a cada 3 horas.

– Diminuir bastante, ou se possível elimine os alimentos processados. Enlatados, embutidos, comidas prontas, pães de supermercado, barrinhas etc etc. Açúcar e produtos diet nem pensar. Eles contém muitos produtos químicos e são cheios de calorias.

– Nos lanchinhos use frutas in natura ou desidratadas sem açúcar, nozes, castanhas, amêndoas. Utilize damascos secos e uvas passas.

– Cozinhe algumas frutas como pera e maçã. A pera é uma delícia cozida com suco de uva e adoçada com sucralose (no final). A maçã fica deliciosa assada no forno com passas e um pouco de água. Adoce no final. Cozida em pedacinhos com damasco e passas também é deliciosa. Adicione anis estrelado, canela e cravo. Todos ficam ok por uns 7dias na geladeira.

– Evite criar o hábito da sobremesa. Use sua produção como lanches. Assim perde o hábito dos doces mais facilmente. Coma um pedacinho de chocolate 90 ou pelo menos 75% amargo.

– Faça seus pãezinhos em casa. De preferência ao integral. Doce ou salgado. Faça-os em porções pequenas e congele. Assim você consome menos. 2 pequenos (no máximo) por dia no lanche da tarde com geléia dá uma boa animada no dia.  Receitas no livro 3 da Vovó.

– Biscoitos rústicos feitos em casa rapidamente são excelentes para lanches. Principalmente pra colocar na bolsa quando sair. Receita no livro 3 da Vovó.

– Use queijos , ricota. Tempere se achar necessário. Faça patês para comer com os pãezinhos ou incrementar o caldo da sopa. Receitas no livro 3 da Vovó.

– Pela manhã consuma aveia. Se preferir um mingau ok pois a aveia vai inchar e o consumo diminuir. Complemente com ameixa preta, mel, chia, nozes, canela em pó. Use leite desnatado. Ou faça KEFIR. É maravilhoso.

– Faça sua proteína com um molho e adicione uma fruta ou legumes.

– Escolha somente 1 carboidrato: arroz ou macarrão integral, batata, aipim. Pouca quantidade mas  não deixe de consumir. Ele dá energia e bom humor. De qualquer forma a maioria dos legumes e frutas possuem carboidrato e se consumidos nem precisa massa, arroz ou pão.

– Use sempre que possível alimentos orgânicos e frescos.

– Misture quinua em grãos ao seu arroz integral. Tem ótimos  nutrientes. E use pupunha em tirinhas para mascarar seu espaguete. Meio a meio é legal.

– Incremente sua salada verde  com sementes de girassol, linhaça, morangos ou mamão ou manga.

– Ovos são excelentes. Use e abuse.

– Abuse dos legumes e folhas. Aprenda a prepará-los com criatividade. Ensopadinhos, assados, em soufles, etc etc.

– Sucos somente os naturais, muito pouco e feitos na hora. Nada de suco de laranja nem os de caixa por mais que se dizem “naturais”. Abuse da água e prefira frutas em pedaços. Assim você consome as fibras tão importantes e não os come em excesso.

– Abuse dos temperos como alecrim, manjericão, cheiro verde, sálvia, etc. Se puder mantenha vasinhos em casa. Os temperos dão mais sabor ao alimento e tem ótimas propriedades medicinais.

– Abuse das sopas de noite. Em pedacinhos ou liquidificada. Seja criativo com as misturas e procure não utilizar batatas e aipim na sopa noturna.

– Não use caldos processados. Jamais!! São cheios de sódio e porcarias. Faça-os você mesmo e congele em cubinhos. No livro 1 das papinhas da Vovó tem como fazer.

– Use pouco óleo para cozinhar e no final da produção use azeite extra virgem fora do cozimento para manter as  suas ótimas propriedades e sabor.

– Tenho viajado bastante mas não tenho tido dificuldade em me manter saudável. É questão de escolha, e de parceria com sua família.

– Estou sempre por aqui. Podem encaminhar dúvidas e pedir sugestões. Nos três livros da Vovó tem diversas receitas mas podemos sempre melhorar. E não tenha medo da cozinha. Se aventure de vez em quando.    http://socorrovovo.com.br/2016/01/onde-e-como-comprar-os-livros-socorro-vovo/

– Exercícios físicos. Só os faça por prazer ou por extrema necessidade. Eu caminho no parque. E por ordem médica tive que fazer Pilates. Como não me dava prazer procurei por um local agradável com pessoas simpáticas. E achei. Hoje adoro!!

Um abraço

Vovó Rita determinada já começando este lindo ano de 2016

Em 2017 e me mantendo meu peso.

Quem chegar até este final na leitura e quiser meu cardápio diário prometo enviar. Me mande seu email.

5 comentários Adicione o seu

  1. Rose disse:

    Como posso fazer para comprar seus livros?

    1. Rita disse:

      Rose, os livros estão disponíveis aqui neste site pelo link http://socorrovovo.com.br/livros/ em promoção.
      Além do site, também estão disponíveis nas Livrarias Cultura, Saraiva e outras.
      Um abraço

  2. Elisabeth Letier Pinto disse:

    Adorei seus livros. Parabens

    1. Rita disse:

      Obrigada Elisabeth!

  3. Angela Adnet Amaral disse:

    Um prazer companhar seu trabalho pelo Face!!! E também parabéns pela linda família!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *