PÃES – Dicas e sugestões – atualização 18/01/2017

Esta matéria será atualizada sempre que surgirem novas dúvidas ou sugestões. Não deixe de dar uma olhadinha de vez em quando. Participe com suas dúvidas. Mande um email para rita@socorrovovo.com.br

Fazendo PÃES

1. O ítem mais importante do pão é a farinha de trigo. Farinha de trigo comum de bolo dificilmente dará um pão macio. Utilize farinha especial para pães. Eu não deveria aqui fazer propaganda de marca de farinha de trigo pois não tenho nenhum tipo de privilégio, mas pelo bem do pãozinho de vocês vai lá…. Dona Benta embrulhado à vácuo, Anaconda tenho feito alguns testes e tem dado certo e no sul do Brasil temos a Nordeste . Essas  são mais fáceis de achar. Alguns supermercados oferecem algumas importadas. Vale a pena testar. Fiz o teste com a farinha Renata e por enquanto tenho gostado.

2. O segundo ítem mais importante é o fermento. Eu costumo usar o biológico seco, aquele que vem em sache. Acho mais fácil e tem durabilidade maior. Depois de abrir o sache, conserve bem fechado por até 2 semanas na geladeira.

3. Da mesma forma que os biscoitos, não coloque todo o trigo de uma vez. Coloque metade, mexa bem e vá colocando o restante aos poucos. Lembrando que os ovos tem tamanhos diferentes e a farinha de trigo também absorve diferente de uma marca pra outra. Desgrudou da mão pare!! Assim crescerá mais rápido e ficará mais macio.

4. Se você tem daquelas máquinas de pão isso facilitará e muito sua tarefa. Coloque os ingredientes (primeiro os molhados) e deixe-a sovar por você. Acerte a massa. O ponto é quando faz uma bola bonita lisa e que não grude nas paredes internas. Se ficar crespa, ressecada adicione mais um pouquinho de líquido. Se estiver grudando coloque mais um pouco de trigo. Depois que ela parar e começar a crescer (depois de mais ou menos 1 hora) retire e faça os pãezinhos no formato de sua preferência. Cada receita do livro pode ser dividida em 2 formas de bolo inglês ou fazer umas 20 ou 30 bolinhas. Coloque num lugar fechado e quentinho e deixe crescer por mais 1 hora. Hora então de enfeitar e ir para o forno pré aquecido. Faça uns cortes superficiais com a ajuda de uma faca bem afiada ou uma tesoura para que fiquem mais bonitos.

5. Cuidado para que não passem do ponto. Podem ficar secos e duros. Em torno de 40 minutos ou quando começarem a dourar um pouco está bom.

6. Fazendo mistura de farinhas – Todas as vezes que lerem a quantidade de farinha de trigo numa receita, podem colocar a metade de outra farinha ou diversas misturadas. Atenção para que a quantidade final seja a mesma. Ex: Farinha de trigo integral, Farinha de Aveia, Farinha de Milho ou Centeio.

7. Adicionando extras no pão – Principalmente no pão integral, podemos acrescentar como extra a Chia, Quinoa em farelo, farinha de linhaça, semente de girassol, passas, damasco picado, castanha do pará picada etc. Digamos que 1 copo e meio de misturinha destes extras.

8. Para substituir o açúcar refinado no pão integral use açúcar mascavo e mel

9. Temos receitas aqui no site ou no livro Socorro Vovó algumas opções com aipim, abóbora etc

10. Entre em contato comigo se tiver dúvidas ou sugestões pelo link de Contatos ou pelo email rita@socorrovovo.com.br   Estou sempre ligada!!

4 comentários Adicione o seu

  1. Fabiana disse:

    Fiz uma cuca de massa mole ficou maravilhosa so que perdi a receita e não consigo encontrar mais, como faço para encontrar as receitas do socorro vovo , ou seria somente pelo livro.

    1. Rita disse:

      Oi Fabiana! Você pode achar no site também. Bem em cima da página inicial do site tem uma faixa com diversas opções. Passe o mouse em cima de Receitas e terás a opção desejada. Bolos, Biscoitos, Salgados, Doces e Pães. Clique no que desejar e terás bastante receitas. Nos livros há receitas diferentes. Qualquer dúvida me escreva. rita@socorrovovo.com.br

  2. Ana Célia Botencourt disse:

    Boa tarde Rita! Onde posso comprar seus livros aqui na Bahia?

    1. Rita disse:

      Oi Ana! Tem em algumas livrarias como a Cultura e a Saraiva e eles solicitam pra você. Mas o mais rápido seria comprar pelo site pois receberias em casa no máximo em 5 dias. Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *