Cerco policial no parque Burle Marx

Eram 11:30 quando eu estava entrando no parque. Enquanto me alongava chegaram 5 carros da Polícia mais duas motos. Entraram por dentro do parque e começou uma correria. Perguntei pro porteiro o que estava acontecendo e ele disse que era por causa de umas 40 crianças que lá estavam fugidas da escola. Acabei então meu alongamento e vi toda a movimentação.

Realmente há uns tempos que vemos aumentando o índice de crianças de mochilas passeando no parque. Sem professores e se embrenhando muitas vezes pela mata. Sempre fiquei pensando porque não estariam na escola. Mas nunca vi nenhum comportamento acintoso ou violento, a não ser pelos palavrões que ecoavam soltos como o vento.

Bem, os policiais se dividiram e começou a correria. As motos foram em velocidade pelas trilhas a procura, me disseram, de uns “grandalhões” que parece estarem vendendo maconha. Aos poucos foram formando grupos de crianças, que ao meu ver variavam entre 7 à 16 anos. Grupos de 2 ou 3 policiais ficavam com estes grupos e conversavam com eles. Pediam para abrir e mostrar o conteúdo das mochilas, o que faziam ali etc etc. Em nenhum momento usaram arma ou violência com as crianças. Só escutei papos normais e educação. Quando já estavam uns 40 reunidos foram mais ou menos separados pelas idades e os mais jovens foram liberados “Direto pra casa!! Podem ir!!” Foi uma correria. No caminho conversei com uma menina e perguntei por que ela não estava na escola, ao que me respondeu “Hoje não teve aula pra nós”. Me deu um nó na garganta. Era meiga e só me restou dizer: “cuide de você!!” Vontade de trazer pra casa.

O mais triste ainda foi ver um pai desesperado. Estava já a procura da filha (alguém tinha lhe telefonado) que disseram estar ali fumando maconha com os amigos. Disse que isso acontece todos os dias. Com os braços na cabeça dizia ….não saber mais o que fazer. Dura realidade.

As motos não encontraram os ditos “meliantes”. Óbvio!! Os espertos fugiram por buracos que há na cerca que cerca o parque. Juntaram então todas as crianças maiores que ficaram se acusando, falando e “caguetando”. Soube que uns 3 deles tinham roubado no Extra Supermercado e que o próprio supermercado tinha chamado a polícia. Me disseram que isso vem acontecendo seguidamente. Eles roubam lá e fogem pro parque. Vieram alguns funcionários ao parque para identificação e confirmaram a participação de alguns deles. Um dos policiais ainda tentou deixar por isso mesmo mas os funcionários do Extra não desistiram. Iriam formalizar a queixa. Portanto, esperaram um veículo maior e uns 20 deles foram levados para a delegacia. Eram 11:22 quando o último veículo da Polícia deixou o parque.

Triste. Muito triste. Ver todas aquelas crianças, muitas pequenas ainda, com mochila da escola, totalmente perdidas, sendo comandadas por outras maiores, sem responsabilidade, sem rumo. Me disseram que quando começaram a chegar havia uma líder de uns 16 anos, inclusive distribuindo bolsas e mochilas para que ninguém entrasse com 2 bolsas e parecesse suspeito. Um senhor falou que ela inclusive estava postando no facebook e já combinando outro encontro para semana que vem. Essa mesma garota eu tinha visto chorando e se mostrando inocente.

O que acontece nestas escolas? Essas crianças nem entram? Já fogem antes do portão? Ou tem buracos pelos muros e elas fogem depois? Ninguém vê nada? Não contam pros pais? Os pais não dão bola? Ou liberam as crianças por falta de professor assim soltando na vida… Atividade extra nem pensar parece. Ou melhor….vão para o Extra!!

É a mais pura constatação que a curto prazo não teremos um país justo nem com educação. Socorro só do Além!!

Bom dia pra quem consegue

Vovó Rita

2 comentários Adicione o seu

  1. Sandra disse:

    Triste, muito triste isso que você vivenciou… Eu me lembro que quando eu ia para escola, até o segundo grau, existia uma “marcação cerrada” aos alunos (que nós odiávamos), mas que hoje vejo ser muito certo. Quando mandamos os filhos para escola acreditamos que estarão protegidos dentro de local onde se ensina…, mas parece que hoje, para algumas classes que não podem pagar escola particular, isso não é mais assim… A maior parte de meu período escolar foi em escola pública.
    Só me resta dizer para termos força, e torcer para que alguma coisa mude. Vamos votar com consciência, apesar de achar que vamos escolher o “menos mal”.

  2. Vera Bueno disse:

    Minha amiga, que história mais triste esta que você presenciou .
    Já faz tempo que temos constatado estes estudantes caminhando no parque em horário de aula.
    Coisa boa não pode ser!
    Como você diz: todos com
    Cara de inocentes!
    Onde estão os responsáveis pelos alunos que não vêem estas coisas ?
    Onde está a vigilância da escola???
    Uma lástima tudo isso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *