Patinhos ao Deus dará

Domingo eu estava fazendo minha caminhada diária no Parque Burle Marx, quando percebi um garoto rodeado de uma família olhando pra dentro de uma caixa. Fiquei curiosa e quando me aproximei também olhei pra dentro da tal caixa. Lá estavam uns 7 patinhos pelo jeito recém nascidos. Enquanto eu me afastava escutei o moço explicar que tinha achado os patinhos na marginal perto do Extra onde há uma grande obra em andamento. Achava que talvez uma máquina tenha matado ou afastado os papais patos e eles estavam perdidos. Acho que pelo tamanho eles tinham acabado de sair dos ovos. Coitadinhos… Continuei minha caminhada pensando que o garoto deveria entregar na administração do parque para que tivessem maior chance de sobrevivência. Fiz minha próxima volta com pressa para chegar novamente ao ponto dos patinhos e pudesse dar minha opinião. Quando por lá passei eles já tinham sido colocados no lago pelo garoto e família e estavam animados vendo eles nadarem. Contaram inclusive que um dos patinhos estava com problemas no pezinho (patinha?) e os outros fizeram a volta e por trás o empurravam fazendo movimento na água. Coisa linda. Perguntei sobre a administração. O garoto falou que tinha ido lá e que o tinham autorizado a colocar no lago pois tinham 2 cisnes e 1 pato por lá e quem sabe os ajudariam. Pelo jeito não deu a mínima bola pro caso. Parei de caminhar e fiquei agoniada acompanhando o desenrolar do caso e de olho nos patinhos. Eles nadavam com dificuldade pela beirada do lago e de repente se alojaram num canto e por lá ficaram por todo o tempo em que fiquei olhando. O pessoal foi embora e eu prometi dar notícias dos patinhos através do site já que ninguém que estava ali era frequentador assíduo do parque.

Bem, nestes dias que se seguiram fui caminhar de olho nos patinhos. E nunca mais os vi. Tenho visto os cisnes e o pato como sempre e nem sinal dos pequeninos. Perguntei à um senhor que lá trabalha e ele me disse que nada sabe sobre os patinhos. Fiquei chocada. Descaso total com os pequeninos seres indefesos. Não dão ibope. Triste.

Mas continuarei de olho. Quem sabe por um milagre eles tenham sobrevivido e estão em algum canto a salvo dos meus olhos. Continuo na torcida.

Vovó Rita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *