Sofrimento de avó….

Quando um filho se separa e neste meio há uma criança, a tendência dos avós é ficar no meio do turbilhão e sofrer demais também. Queremos ajeitar tudo, acarinhar a criança, protegê-la dos desmandos e da guerra entre os pais. Vontade de pegar pra si e criar um mundo à parte. Se os pais soubessem que quanto mais cedo acordarem sobre o que lhes cabe, mais cedo a paz volta e o mundo se encaixa….

E quando sinto que um advogado quer briga (provavelmente pra ganhar mais) fico louca e tenho vergonha. Vender ignorância e ter quem compre é demais…Por que não usar o bom senso e resolver tudo com dignidade? Uma das partes tem sempre que espezinhar, dificultar e protelar uma decisão que é tão clara, tão óbvia. Até entendo que uma das partes sempre é a mais ferida e quer punir o outro.  Mas pra isso estudamos, aprendemos a ser racionais, temos boa formação, religião, família  etc etc. Temos obrigação de enxergar o palmo diante do nariz com mais nitidez e mais rápido. Maldade tem limite. Sim….maldade. Maldade com as crianças, maldade consigo próprio. Maldade em cadeia …. E os avós ficam com o coração apertado, desesperados para ajudar e nem sempre conseguem. Temos olhos de lince, somos mais sábias, mas o comportamento de outrem nos afeta como um punhal e nosso sentido de proteção se aguça e viramos leoas. Pena que não podemos dar o bote. Nossa função é amparar, ouvir mais e falar menos, sofrer calada e sorrir …. Mas este sofrimento também tem um custo. Se por um lado somos mais fortes, por outro mais frágeis…..

Vovó Socorro….

Li esta mensagen no facebook  e acho que deveria complementar este desabafo….

” O AUXÍLIO VIRÁ – O problema que te preocupa talvez te pareça excessivamente amargo ao coração. E tão amargo que talvez não possas comentá-lo, de pronto. As vezes, a sombra interior é tamanha que tens a ideia de haver perdido o próprio rumo. Entretanto, não esmoreças. Abraça o dever que a vida te assinala. Serve e ora. A prece te renovará energias. O trabalho te auxiliará. Deus não nos abandona. Faze silêncio e não te queixes. Alegra-te e espera, por que o Céu te socorrerá. Por meios que desconheces. Deus permanece agindo.” ( EMMANUEL – Chico Xavier)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *