Stockholm – Viagem Mar Báltico

Estamos, vovó Cleusa e eu ( os vovôs estavam tirando um cochilo…eheheh),  no deck 15,  num restaurante envidraçado, tomando um café e comendo docinhos enquanto apreciamos a saída da cidade através do arquipéluco sueco, composto de 2.500 ilhas. Magnífico num lindo dia como este. As gaivotas brincalhonas planam e nos acompanham. Nosso dia começou muito cedinho. Atracamos as 7 e o navio partiria as 2 da tarde. Portanto, pouco tempo para passearmos. Encontramos logo na saída o Hop On Hop Off onde um brasileiro carioca chamado Vitor caiu do céu azul e nos deu todas as dicas. Não poderíamos perder tempo algum. Ficamos logo na primeira parada, no centro antigo para apreciarmos aquelas ruelas e suas construções. Em uma daquelas ruelas encontramos um jardim pequeno e cheio de tulipas coloridas. No meio delas, tulipas negras gritavam aos nossos olhos. Lindas e misteriosas em meio a tantos séculos de história. Eu já tinha visitado a cidade há anos atrás,  mas nada do que tinha visto foi identificado. Claro, tínhamos vindo no inverno quando tudo, inclusive os canais estavam congelados e brancos. Estas cidades tem sempre duas caras. Não as reconhecemos quando vamos em estações opostas. Os cenários são completamente diferentes. Lá pelas tantas, eu e vovô Tarcísio resolvemos deixar a Vovó Cleusa e Vovô Walter sozinhos pelo centro e pegamos novamente o HH para irmos ao Museu Vasa que não queríamos deixar de ver. Valeu por tudo. O navio Viking tinha afundado em 1628 a 30 metros da praia, perante todos que foram ver sua majestosa saída.  Ali se foram  muitos sonhos de que com ele ganhariam a batalha contra o inimigo. Este navio ficou no fundo do mar por 2 séculos quando
então foi descoberto, retirado do mar e levado para este museu. Simplesmente emocionante ver o navio viking tão lindo tão pertinho. Pensamos muito no Dani e compramos uns souvenirs para ele muito emocionados. As vezes eu tenho a sensação que vivi naquele tempo. Fiquei admirando os detalhes do entalhamento, as figuras, as janelas … fantástico! Este programa valeu a visita a Estocolmo. Cidade grande, linda e cheia de vida. Encontramos nossos amigos no navio novamente e ficamos tricotando por horas as belezas vistas. Adoramos!!
Jantaremos com vovô Borzog e Maria Tereza e depois iremos ver um show de dança.

Hoje começamos a viagem de volta pra casa. Chegaremos à Copenhagen amanhã pela manhã e pegaremos o vôo de noite. Estamos agora com os amigos apreciando um quinteto de violino maravilhoso. Há muitos programas no navio para hoje. Já fomos à uma aula de comida italiana com o chef Giuseppe (ele já foi cozinheiro da rainha Elizabeth) no teatro. Fantástica! Uma visita as cozinhas estava programada mas as vovós passaram no caminho por uma liquidação de roupas e esqueceram da cozinha…mudança de rota!! O chef ficou a ver navios….Eheheh….

1 comentário Adicione o seu

  1. Daniel disse:

    Oi Rita,

    Está muito gostoso de ler as histórias sobre a viagem. A sua narração tem uma cadência muito boa e consigo imaginar cada detalhe. Fiquei impressionado com as tulipas pretas (são essas das fotos mesmo) e feliz por ter sido lembrado na sua viagem.

    Até hoje de noite.

    Beijos

    Dani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *