Entrevista Vovó Márcia

” Conheci o site através da revista melhor viagem e   adorei!!! Me considero uma vovó diferenciada de 7 netos de 1 a 15 anos, que   tem um projeto de eternidade dando dicas e lições especiais , algumas meio non   sense para os meus netos.e qdo me olham assustados eu digo que quando forem   contar o episódio para seus netos dirá que ouviu de sua avó e assim serei   eternamente lembrada de uma maneira leve, livre e solta. Em tempo, sou psicóloga   terapeuta sexual e comigo tiram as dúvidas a respeito do assunto, adoro   isso. bjs e parabéns.”

 Márcia

Muito obrigada Márcia por sua entrevista e continue sempre participando e contando suas experiências.

Vovó Rita

 

1.   Qual a sensação de ser vovó?

A primeira vez foi especial, pois não senti ser avó, era como se  fosse a mãe superprotetora da filha e da neta, muito orgulho mas uma presença  ativa até demais, tanto é que essa primeira neta é mimada ,apesar de linda e  amada e até hoje um pouco abusada da avó e da  bisavó.

2.   Há quanto tempo você é vovó?

Há 14 anos.

3.  Quantos netos você tem e qual a idade  deles?

7 netos respectivamente com 14,13,12,11,10,5, e 1  ano

4.    Eles vivem perto ou longe de você?

Todos bem pertinho, cada um na sua casa ,mas no mesmo bairro ,o  disk avó funciona sempre.

5.  Qual a freqüência que você os vê?

Falamos-nos quase diariamente, mas os vejo algumas vezes na semana  ,MSN,e face também são ferramentas das quais nos  utilizamos.

6.  Quais atividades você faz com eles?

 Pois é, esse é um ponto difícil, pois eu gosto de ser a avó que  mostra o mundo, conta histórias , leva a shows e museus, uma avó mais cultural e  percebo que quanto mais crescem ,menos tempo sobra para isso, pois as atividades  escolares, os amiguinhos acabam tendo também um papel importante na vida  deles.

7.  Qual a diferença em ser mamãe e ser  vovó?

 Hoje mais madura tenho essa diferença bem clara ,o que não tinha na  época dos primeiros netos. Como avó me sinto responsável pelo desenvolvimento  ético, moral, dar exemplos ,conversar sobre o mundo uma relação mais ampla e com  muito menos cobrança e até uma certa cumplicidade, e como mãe os assuntos do  cotidiano ocupavam mais espaço,tipo, comeu, ta doente, fez a lição, vai estudar  etc..

8.  O que você faz por seus netos que não fazia por seus  filhos?

Pela própria condição de vida eu acho que sou mais permissiva, mais  aberta para as brincadeiras e até alguns exageros, que como mãe nem passavam pela  minha cabeça fazer.

9.  O que você faz de especial para eles?

Faço questão de que tenham uma lembrança viva da casa da avó então  faço desse espaço minha casa, um espaço atraente, lúdico em que eles literalmente  podem tudo. Tem um certo egoísmo meu nesse aspecto pois como eu disse no meu email inicial quero ser lembrada por algumas gerações então quero deixar marcas  positivas , alegres, e como não sei e não gosto muito de cozinhar, essa marca tão  tradicional de avós não deixarei, então me esforço para ser criativa e  diferente.

 11. O que gostaria de fazer e não pode e por  que?

Estou me programando para viajar com eles , no sentido de mostrar  para eles o mundo, apesar de viajarem muito com os pais eu quero ser aquela que  apresenta o mundo mais amplo para eles, que vai além de pontos turísticos e  shoppings, mas que sejam descobertas, que dêem uma lição de  vida.

12.  Quais suas recomendações para os futuros  vovós?

Que valorizem sua própria história e não sejam apenas os avôs  administrativos, que repetem modelos.

 13.  O que você achou da idéia do site e o que espera  dele?

Acho muito bom, pois ao contrário de antigamente os avós de hoje  ainda tem vida, expectativa, ânsias e também frustrações e essa troca de  experiências só nos enriquecem.

 14.  Deixe uma mensagem para seus netos

  Quero que meus netos saibam que a felicidade é muito mais do que  ter tudo, a felicidade é saber que podem ser os agentes e construtores de seus  próprios sonhos e desejos.

  Obs:  Ao responder suas perguntas me achei até certo ponto sonhadora  ou prepotente, mas nunca tinha elaborado ,nem pensado nesse papel de avó e ao ter  que traduzí-lo em palavras confesso que eu mesma me surpreendi com a  complexidade minha expectativa. beijo e sucesso!

Vovó Márcia

1 comentário Adicione o seu

  1. cleusa disse:

    Quero que meus netos saibam que a felicidade é muito mais do que ter tudo, a felicidade é saber que podem ser os agentes e construtores de seus próprios sonhos e desejos.
    É tudo isso ai , adorei Vovó Márcia
    bjss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *