Entrevista Vovó Alessandra

on

Vovó Alessandra é o xodó da Graziela, esta menina linda nascida há pouco. Vovó de coração, nos mostra como afeto e amor não dependem só de sangue e sim de comprometimento e carinho pela família que formou. Lindo Vovó Alessandra! Parabéns e obrigada por dividir sua experiência. É uma honra tê-la conosco.

1. Qual a sensação de ser vovó?

  Ser avó é uma sensação única, principalmente quando temos a opção de nos tornarmos  avó . Avó de coração!  Isto aconteceu comigo. Ter esta disponibilidade afetiva e criar laços profundos é realmente um grande presente que poucos  podem experimentar.

2. Há quanto tempo você é vovó?

Quando tive a oportunidade de acompanhar uma ultrassonografia, no meu coração já teve um sentimento diferente.  Foi muito emocionante. Isto aconteceu há  6 meses atrás. Acho que neste dia comecei a entender que seria avó e mais importante me sentir avó.

 3.  Quantos netos você tem e qual a idade deles?

Tenho 2.  Graziela – 2 meses e Davi – 6 meses

4.  Eles vivem perto ou longe de você?

Graziela mora  muito perto. O Davi mora longe

 5.  Qual a frequência que você os vê?

A Graziela, sempre. Quando deixo de ver um ou dois dias, bate a saudade e  vou até a casa dela.  Da aquele aperto no coração….

Davi- Mais complicado. O fato de não estar perto, sinto um gap de quando o encontro. Acredito que  para termos intimidade  o convívio é fundamental. Como nesta fase os bebês mudam muito, lamento não poder acompanhar este desenvolvimento nesta fase. Normalmente a cada 2/3 meses encontro o Davi, mas mesmo assim ficamos pouco tempo juntos. É uma pena!

6. Quais atividades você faz com eles?

Ainda não da para fazer muitas atividades com eles, pois são pequenos.

 7.  Qual a diferença em ser mamãe e ser vovó?

 Acredito que nos  dois casos, mãe e avó, o ingrediente principal, o amor, está presente. Amar implica em preocupação, bem estar, carinho, limites e  valores. Não concordo quando escuto, “ os avós não tem a responsabilidade de educar os netos.”  Temos sim, quando os pais  confiam em deixar os filhos conosco, temos que seguir as mesmas diretrizes. Desta forma vivemos em harmonia com os pais e os netos lucram com a coerência de comportamento e atitudes. A única diferença que acredito, seja, nas escolhas que os pais fazem pelos filhos ( escola, amigos, padrão de vida, linha de médico, etc.). Neste caso os avós não têm esta responsabilidade mas podem sim , ajudar se forem requisitados. Uma vez estabelecida estas escolhas, os avó tem a responsabilidade de respeitar o caminho e escolhas.

8. O que você faz por seus netos que não fazia por seus filhos?

Como fui mãe jovem e estou tendo a oportunidade de continuar jovem e ser avó,  gostaria de poder fazer as mesmas coisas que fiz com os meus filhos. Como um avó moderna, trabalho mas quero estar mais disponível para estar com eles.

 9. O que você faz de especial para eles?

Penso sempre neles! Quando estou viajando, penso  no que levar. Como eles poderiam aproveitar o lugar.

10.  Qual a delícia que você faz e eles amam?  

Eles ainda não podem experimentar o meu STRUDEL, Bolo de banana, etc. Adoro fazer estas coisas e espero que eles realmente gostem

 11.  O que gostaria de fazer e não pode e por que?

 Quero poder viajar com eles. Neste momento eles são pequenos, mas dentro de alguns anos poder experimentar momentos únicos em lugares únicos. Estas experiências é que ficarão na lembrança. “ Puxa, fui viajar com a minha vó…..”

12.  Quais suas recomendações para os futuros vovós?

 Sejam leves e nunca compitam com noras e filhos. Quando tivemos os nossos filhos, acertamos e erramos muito, aliás,  isto acontecerá vida inteira. Temos a obrigação de respeitar o espaço desta “nova família”. Estar sempre perto mas ao mesmo tempo longe e CURTIR muito esta nova condição de ser avó.

 13.  O que você achou da idéia do site e o que espera dele?

Achei ótima! É muito importante dividirmos esta nova fase da vida e entendermos que ser avó não significa ser “velha”. Os padrões mudaram e  a expectativa de vida também. Tenho certeza que esta troca será uma experiência rica aonde poderemos expor dúvidas, experiências e aprendermos mutuamente.

 14. Deixe uma mensagem para seus netos

Sejam felizes! Amem muito e pensem que a vida vale a pena mesmo nos momentos mais difíceis. Quando entendemos que a vida é dinâmica, temos sempre a esperança .  A esperança é o alimento do nosso coração.

 Amo vocês!!!

Vovó Alessandra

1 comentário Adicione o seu

  1. Laura Barião da Fonseca disse:

    Oi, vovó Alessandra! Sou avó há um ano e meio e gostei muito de ler sua entrevista. Assim como você, não concordo que avó “estraga” os netos. Essa é uma brincadeira que as pessoas costumam fazer, mas não deveria ter nada de verdadeiro nisso. Ser avó, e ter uma avó, é uma das melhores coisas da vida… Avó deve complementar a função dos pais, e não estragá-la. Vc definiu bem o papel da avó. Por mais que o tempo passe e as coisas mudem, o sentimento de amor é o mesmo. Lembro-me da minha avó pelo carinho que ela transmitia, pela sua paciência, pelo seu semblante calmo e sereno, e pela veracidade e profundidade que tinham suas palavras, e o seu olhar. Saber que eu tinha uma avó me fez ter vontade de seguir em frente, ter fé e acreditar na vida. Uma avó, pela sua experiência, naturalmente pode transmitir isso aos netos. Ela não precisa competir com os pais, nem forçar uma falsa imagem de jovem contestadora, só para agradar os netos. Ser ela mesma é o melhor presente que seus netos podem ter. Bjos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *